segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Memory Card & Acessórios

Esta postagem tratará sobre:

- Memory Card ( MC ): uso, cuidados, MC’s falsos e genéricos, problemas com saves;

- Controle (Dual Shock): uso, falsificação, problemas;

- Multi-tap, Volantes, Pistolas e afins;

- USB do PS2: Pen Drive, MP3/MP4 Player e demais dispositivos USB de armazenamento;

- Conexões de áudio e vídeo (Saída Óptica, Vídeo Componente, S-Vídeo, etc);

- Cooler externo, Transcoder, Suporte Vertical;- Instalação de HD (Tijolo e Slim);

- Programas de PS2: uLaunchELF, SMS, Codebreaker...;

- Ligação do PS2 em monitor de PC.

MEMORY CARD (MC)Serve para salvar o progresso dos jogos. Deve estar inicialmente no Slot 1 do console (alguns jogos também salvam no Slot 2, mas não são todos). Cada save ocupa um determinado espaço, cujo tamanho varia de jogo pra jogo.

Notas importantes:

1)- JOGOS DE PS1 SÓ PODEM SER SALVOS EM MC DE PS1 !!!

2)- Pen Drive como MC: Originalmente não é possível salvar um jogo diretamente em um Pen Drive; porém existe um programa que emula um MC virtual no Pen. Consulte o Forum vinculado à Comunidade, em Tutoriais.

3)- O MC está cheio?: Transfira alguns saves para um Pen Drive, use programas como uLaunchELF ou Codebreaker* (Veja nota sobre Codebreaker, mais abaixo, em Programas para PS2).

MC original SONY, genéricos, piratas e clones

A SONY só fabrica MC de 8MB. Maiores que isso, são genéricos ou piratas. Internamente, utiliza um Chip específico (Magic Gate) e uma memória para armazenamento dos dados. Um MC original SONY é totalmente confiável.

MC Pirata é uma falsificação. São visualmente muito parecidos com um original Sony, sendo que atualmente são praticamente idênticos. A diferença é interna, eles não contam com um Chip Magic Gate original. Por isso causam muitos transtornos, como não ser reconhecido em determinados jogos e corromper saves.

MC Clone também é uma falsificação, mas eles usam um Chip Magic Gate original da Sony e uma memória de boa qualidade. Por isso, costumam funcionar bem. A maioria dos MC's à venda são desse tipo.

MC Genérico são aqueles fabricados por outras empresas, como NEO, INFINITY, etc. Não podem ser considerados falsos, mas não são homologados pela Sony. Embora não sendo 100% confiáveis, alguns deles funcionam bem.

Para maiores detalhes sobre MC original, pirata e clone: http://z11.invisionfree.com/ComunidadePS2/index.php?showtopic=171

Cuidados com o MC/Problemas:

- NUNCA retire o MC ou desligue o console quando o PS2 estiver fazendo uma operação de leitura ou escrita no mesmo. Isso poderá danificá-lo ou corromper saves;

- Evite jogos editados/modificados, como WE Brazukas. Alguns deles podem provocar corrupção de saves;

- Saves corrompidos: tente apagá-los no próprio Browser do PS2 (ligue-o sem disco e vá em "Browser"). Se não for possível, tente fazer backup dos saves bons. Utilize programas pra esse fim, como uLaunchELF, Codebreaker e um Pen Drive. Em seguida, formate o MC, usando programas como MCKiller ou Codebreaker. Maiores detalhes sobre o uso desses programas citados, consultem o Fórum vinculado à Comunidade, em Tutoriais.

CONTROLE (DUAL SHOCK)

O acessório mais importante do Playstation 2, é um equipamento de controle manualmente funcional composto de 8 botões básicos (R1, R2, L1, L2, O, X, ∆ e ȡ), 2 botões embutidos nas alavancas analógicas centrais (R3 e L3), um direcional de 8 posições e 2 analógicos multi-posição
e conta com um sistema de vibração.

Para saber se um controle é original:
1 – O cabo do controle original da Sony tem 2,5 metros de comprimento enquanto o dos piratas é normal terem 1,8 metros;

2 – A pintura do controle original tem certos pigmentos reluzentes que são notados se visto de perto, enquanto a do pirata geralmente é ausente ou mal-acabada;

3 – Tanto os analógicos quanto os botões do pirata não tem sensibilidade nem pressão, fazendo com que o ato de pressioná-los seja dificultoso diferente dos originais, pois seus botões são macios;

4 – Para quem consegue distinguir peso, perceberá a diferença entre o original e o pirata. Geralmente o original é menos pesado;

5 - Geralmente, os falsos não funcionam com jogos da EA Games (idem para os controles originais de PS1).

Controles falsos não são seguros devido a má qualidade e ao pouco tempo de vida útil, pois o mesmo é um acessório que vive em constante pressão e uso durante todo o jogo.

Outros controles: Há outros fabricantes de controles, como Clone, Leadership e Dynacon. Alguns são bons, mas é impossível apontar essa ou aquela marca. Só usando mesmo ou tendo alguma referência.

Defeitos: Podem ocorrer falhas em alguns botões, ocasionados por sujeira ou desgaste de componentes internos. O sistema de vibração pode parar de funcionar. Esse defeito também pode vir do console. Faça um teste em outro console.

MULTI-TAP, VOLANTES, etc

Um multitap é um adaptador com 4 entradas para controles. Ele serve para jogos que permitem mais de 2 players jogarem simultaneamente. Outros acessórios como volantes, pedais, pistolas, etc dependem que os jogos sejam compatíveis com tais, ou seja o jogo precisa ter a possibilidade de uso desses acessórios. Existem outros acessórios específicos para uso em determinados jogos, como guitarra (Guitar Hero) e tapetes de dança (DDR).

USB do PS2

A USB do PS2 (é padrão 1.1) serve para conectar dispositivos compatíveis com esse tipo de conexão. Podem ser acessórios designados para o PS2, como Controles, Volantes, Pistolas, etc. Pode ser até mesmo Mouse e Teclado. Mas para todos esses casos, o software (no caso, o jogo) precisa oferecer suporte ao tipo de dispositivo.

Com o auxílio de programas desenvolvidos para o PS2 podemos usar Pen Drive, MP3 Players, MP4, Câmeras Digitais, iPod, HD USB, etc. Exemplo:

- Executar videos em formato AVI ou áudio em MP3, usando o programa SMS ou PS2 Reality;

- Fazer backup e transferência de Saves de jogos usando o UlaunchElf ou Codebreaker;

- Rodar alguns jogos, usando o USB Advance. Alguns Emuladores também oferecem suporte à
USB.
Compatibilidade: O PS2 não "enxerga" nada na USB sem o auxílio de programas. Caso o dispositivo necessite de driver para funcionar no PC, não funcionará no PS2. Somente partição FAT ou FAT32 funcionam. Mesmo cumprindo todos esses requisitos, alguns dispositivos podem não funcionar.

CONEXÕES DE ÁUDIO E VÍDEO

Conexões de áudio: RCA (analógica) e Óptica (Digital). A RCA é a mais usada, é formada pelo cabo Multi-A/V que acompanha originalmente o PS2. A conexão óptica (localizada atrás do aparelho com um LED vermelho) é pra ser usada com um cabo tipo fibra óptica, devendo seu ligado a um decodificador surround ou receiver. Ambos os tipos de ligação permitem o uso de sistema Surround Dolby Pro Logic II, sendo necessários um decodificador extermo. Para os sistemas Dolby Digital e DTS, somente via saída óptica.

Conexões de vídeo: Assim disponíveis no PS2, em ordem crescente de qualidade (Nota - Cabo Multi A/V: Áudio+Vídeo com o conector específico do PS2):

1- Video Composto - Cabo Multi A/V que originalmente acompanha o PS2;

2- S-Vídeo - Cabo Multi A/V em que as informações de cor e luminância trafegam separadamente. Possui um conector do tipo Mini-DIM;

3- Vídeo Componente - Cabo Multi A/V em que as informações de cor são decompostas (Azul e Vermelho + Verde obtido internamente à TV ) e informação de luminância separada. Permite rodar jogos em Progressive Scan, caso tenham esse recurso e se a TV também o tiver.

Imagens dos cabos: http://img241.imageshack.us/img241/5734/cabosps23nl8.png

As conexões S-Vídeo e Video Componente promovem uma substancial qualidade na imagem, em termos de definição e separação de cores. Altamente recomendadas, caso a TV disponha de tais conexões.

Há também a conexão RGB, muito comum na Europa, em que os TV's possuem um conector tipo SCART. A qualidade é excelente. Incomum no Brasil. Nota: RGB e Vídeo Componente não são a mesma coisa.

Cabo HDMI (PS3) (apenas para referência, pois o PS2 não conta com essa conexão): Essa conexão permite o tráfego de áudio multicanal e vídeo em Alta Definição, no âmbito digital, em um único cabo.

Site que lista jogos com áudio e vídeo avançados:

http://144.92.43.200/hdg/hdg.asp?submit=ShowGames

COOLER EXTERNO, TRANSCODER, SUPORTE VERTICAL

Cooler (definição): Sistema composto por um dissipador de calor e uma ventoinha, cujo objetivo é o de refrigerar/resfriar determinadas partes de algum circuito eletrônico.

Cooler Externo pra PS2 Slim - Acessório inútil, se vale de uma lenda de aquecimento do Slim. TODOS OS PS2 têm Cooler interno. Consulte o Oficial Consoles para maiores detalhes.

Transcoder
- Serve para converter um sistema de cor para outro. No caso do PS2, converte NTSC para PAL-M. Geralmente têm um Modulador de RF embutido, permitindo usar o PS2 em TV's antigas, que não tem a entrada A/V e nem sistema NTSC. Consultem o Oficial Problemas com Cor para mais detalhes.


Suporte Vertical - Ou Base Vertical, permite deixar o PS2 Slim na posição vertical. Alguns apreciam a estética dessa posição. Tecnicamente, favorece à ventilação do console. Até o modelo 7900x, era fixada por meio de parafuso; no 9000x é encaixada.

INSTALAÇÃO DE HD ( Slim e Tijolo )

- No Tijolo: Precisa do NA (Network Adaptor, custa uns R$200,00) HD IDE e programas como HD Loader. A compatibilidade com jogos é muito boa e o carregamento dos jogos é rapido;

- No Slim : Precisa de um HD USB ou Adaptador IDE/SATA para USB ou Gaveta USB. Utiliza-se programas como USB Extreme/Advance. A compatibilidade não é tão boa e o carregamento dos jogos é lento, devido à USB do PS2 ser padrão 1.1 .
PROGRAMAS PARA PS2-
uLaunchELF - O mais famoso Homebrew pra PS2, permite executar ELF (executável do PS2), visualizar figuras JPEG, transferir arquivos, gerenciar e fazer backup de saves, tudo isso com suporte a USB, HD e rede PC/PS2.

SMS (Simple Media System) - Programa que permite reproduzir vídeo em formato AVI (Divx/Xvid) e MP3.

Codebreaker, Action Replay, Game Shark - Programas tipo "Cheater" (trapaceador de jogos). Também permitem gerenciar saves.

*Codebreaker: Esse programa costuma apresentar incompatibilidade (tela preta, travamentos) devido a vários fatores: Pen Drives e Chips incompatíveis; versões diferentes, MC's piratas e problemas no PS2 modelo 7500x.

LIGACÃO DO PS2 EM MONITOR DE PC

É possível, há três maneiras:1- Colocar uma Placa de Captura no PC e ligar o PS2 nessa placa via cabo S-Vídeo ou Vídeo Componente, se houver. Qualidade: ruim ou mediana, depende da qualidade da placa;

2- Com um acessório chamado VGA BOX, ligando este e o PS2 diretamente ao monitor. Qualidade: mediana, boa ou muito boa, depende da conexão usada;

3- Cabo especialmente confeccionado por um técnico em eletrônica, ligando o PS2 direto ao monitor. Qualidade: Ótima, porém depende de vários fatores para poder funcionar, como o Chip de destravamento (Matrix possui suporte à VGA) e características do monitor.

Nenhum comentário: